O Curso

Com a satisfação de oferecer a melhor preparação para os concursos da Defensoria e Advocacia Públicas, a Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet (EBEJI) realizará o seu quinto Simulado Prova Oral, preparatório para o V Concurso da Defensoria Pública da União, doravante nominado DPU Prova Oral.

No último Simulado para Procurador Federal 33% dos alunos EBEJI foram aprovados, confirmando o sucesso dos simulados anteriores e a qualidade que conferiu à EBEJI a credibilidade conquistada na comunidade jurídica.

A EBEJI parabeniza seus 32 alunos aprovados na segunda fase da DPU, confira os aprovados aqui:
http://www.ebeji.com.br/aprovacoes/lista/20/index.html

OBJETIVO

O objetivo do curso DPU Prova Oral é oferecer ao participante minuciosa compreensão acerca do funcionamento da prova oral. É muito importante para o candidato conhecer e treinar todos os aspectos que envolvem a aplicação da prova oral, tais como:

  • Sistemática da arguição oral: funcionamento, disposição da banca e do candidato, dinâmica das avaliações, sorteio das perguntas, o que é possível fazer durante a espera e diversos outros pontos.
  • Maneiras adequadas/inadequadas de responder às questões e de se comportar durante o teste: métodos de lidar com os “brancos”, como iniciar as respostas, concatenar as ideias, utilizar o tempo, interagir com os examinadores, dentre outros pontos.
  • Orientações sobre os critérios a serem examinados na arguição.
  • Técnicas de oratória, vocabulário, apresentação, colocação vocal e outros aspectos de fala e postura.
  • Instruções de estudo para provas orais.
  • Conteúdo jurídico voltado para questões que envolvem a Defensoria Pública.
  • Simulação da aplicação da prova oral, com avaliação feita nos moldes utilizados pelas bancas examinadoras das provas orais do último concurso da DPU.

Além de possuir caráter eliminatório, a prova oral é importante para a obtenção de uma melhor classificação no concurso.

ENCONTROS

O curso será composto de dois módulos.

PRIMEIRO MÓDULO

O Primeiro Módulo contemplará três encontros expositivos, assim distribuídos:

Encontro I (on demand, disponibilizado em 17/03):
com duração aproximada de 2 horas, contará com a participação do Defensor Público Federal Ricardo Russell (examinador e membro titular da Banca da Prova Oral do IV Concurso da DPU, concurso anterior ao presente). A explanação contemplará diversos detalhes e fornecendo dicas para a fase específica, permitindo ao aluno uma preparação a partir da ótica dos Examinadores da Prova, com ênfase na metodologia adotada na aplicação de exames orais e nas orientações para o melhor desempenho possível nesse tipo de arguição. As perguntas podem ser feitas no sistema disponibilizado pela Escola quando do acesso à aula.

Encontro II (on demand, disponibilizado em 18/03):
com duração aproximada de 1 hora, será ministrado pelo professor Defensor Público Federal Pedro Coelho, (aprovado no IV Concurso), trazendo diversas dicas, na perspectiva do candidato examinado, e trazendo algumas situações passíveis de serem vivenciadas no dia da prova, bem como orientando os candidatos visando ao melhor desempenho. Na ocasião, haverá análise do perfil das bancas e a indicação de alguns temas mais relevantes em cada um dos Grupos. As perguntas podem ser feitas no sistema disponibilizado pela Escola quando do acesso à aula.

Encontro III (on demand, disponibilizado em 19/03):
com duração de 1 hora, será ministrado pela Dra. Tânia Casteliano, especialista em oratória, e abordará aspectos não jurídicos da realização de uma prova oral, como a postura, a oratória, a gesticulação, dentre outros, perante a banca examinadora. Também contará com espaço para resposta a perguntas dos alunos.

MATERIAL COMPLEMENTAR

Durante o curso, a EBEJI disponibilizará para o aluno, via Campus, material complementar de estudos sobre as disciplinas que envolvem a prova oral.

O cronograma do primeiro módulo é:

  1. Encontro I: Disponível em 17/03.
  2. Encontro II: Disponível em 18/03.
  3. Encontro III: Disponível em 19/03.

SEGUNDO MÓDULO

O Segundo Módulo consistirá em dois encontros de 40 (quarenta) minutos cada e será realizado individualmente, após o Primeiro Módulo, em dia e horário a serem definidos pelos alunos junto à Coordenação da EBEJI, e conforme disponibilidade dos mediadores, a partir do dia 25 de março de 2015.

Nesse encontro o participante será submetido a duas simulações da prova oral do concurso para Defensor Público Federal, com as disciplinas exigidas, e com avaliação feita de acordo com os critérios previstos no edital do concurso, que são: (i) domínio do conhecimento jurídico, (ii) emprego adequado da linguagem, (iii) articulação do raciocínio, (iv) capacidade de argumentação e (v) uso correto do vernáculo.

Após a arguição o participante receberá feedback e orientações do seu mediador, e, ao final, um espelho de avaliação com gabarito das respostas das questões.

Atenção: a participação no Primeiro Módulo do curso é condição para a participação no Segundo Módulo.

SISTEMÁTICA

Os encontros do Módulo I poderão ser acompanhados no “campus” do aluno no site da EBEJI, na programação sob demanda (gravada), com direito a uma visualização no período de 30 dias após a respectiva aula.

Os alunos que tiverem dúvidas poderão enviá-las por meio Campus da Escola em um ambiente totalmente dedicado ao ensino à distância.

Já o(s) encontro(s) que compõe(m) o Segundo Módulo (individual) será realizado por videochat (instruções adicionais serão enviadas oportunamente aos participantes inscritos, que devem ter acesso a ferramentas como skype, hangout ou congênere).

Para o Segundo Módulo, oportunamente serão disponibilizadas novas rodadas de simulação, com arguições diferentes, que poderão ser adquiridas pelos candidatos interessados.

MEDIADORES:

Os mediadores do DPU Prova Oral são os professores:

Dr. Pedro Coelho
Defensor Público Federal

Dr. Ubirajara Casado
Advogado da União, Procurador Seccional da União.

VAGAS

Serão oferecidas 50 vagas.

Investimento:

O investimento será de:

Primeiro Módulo: R$ 349,00 (trezentos e quarenta e nove reais)

Segundo Módulo: R$ 249,00 (duzentos e quarenta e nove reais cento e noventa e nove reais).

Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato como nosso atendimento: atendimento@ebeji.com.br

PERGUNTAS FREQUENTES E RESPOSTAS

Já devo iniciar os preparativos para a Prova Oral?

Sem dúvidas. Embora não haja uma data ainda definida a prova oral pode ser marcada a qualquer momento. Se você chegou até aqui, está provado que possui ótimo conhecimento jurídico. Porém, tal conhecimento é apenas um de cinco itens que serão avaliados na prova oral. É fundamental prosseguir estudando firme as disciplinas que serão cobradas, mas é indispensável fazer um treinamento específico para essa fase do concurso, cheia de peculiaridades.

O que preciso fazer para obter classificação na Prova Oral?

É preciso alcançar aproveitamento de 30% em cada grupo e total de 60% na prova oral considerada como um todo. Veja um exemplo concreto: no último concurso para Advogado da União realizado pela mesma banca CESPE, de 2012, que teve em torno de 400 aprovados, alguns candidatos subiram mais de 80 posições com a nota da prova oral. No último concurso da DPU, alguns candidatos subiram sensivelmente na classificação após o êxito na prova oral.

Qual é a importância do treinamento do Módulo I?

Na prova oral é preciso demonstrar muito mais que mero conhecimento jurídico, sendo indispensável ter tranquilidade, precisão na resposta, boa percepção do tempo, dentre outras habilidades. É fundamental conhecer como funciona essa prova para melhor utilizar o conhecimento jurídico, e há diversas técnicas e orientações que tornam essa experiência muito mais prática e segura.

Qual é a importância do treinamento do Módulo II?

A experiência mostra que, após conhecer as técnicas para a melhor compreensão e estratégia de responder a uma prova oral, o treinamento simulado faz com que o aluno melhore e muito o seu rendimento. É importante para o candidato experimentar esse tipo de avaliação e receber orientações sobre os pontos onde precisa melhorar, conhecer os seus pontos fortes etc. Isso fará com que a prova não tenha muitas surpresas, aumentando o grau de segurança e tranquilidade, indispensáveis para o sucesso esperado.

É possível comprar apenas o Módulo I e adquirir o Módulo II posteriormente?

Sim. Porém não é possível participar do treinamento do Módulo II sem ter participado do Módulo I, para que o aluno esteja pronto para vivenciar a arguição simulada.

Como será feita arguição do Módulo II?

Será agendado pelo aluno, junto à coordenação do curso, um horário para a arguição com um dos mediadores do EBEJI. A arguição será feita por meio de sistema eletrônico, à distância (Skype, Hangout, etc), Após de candidato e mediador será feita a simulação da prova, que, segundo o edital, pode ter tempo máximo de 20 minutos. Após a aula, o aluno receberá um espelho das respostas.

Somos Associados

Logomarca ABED

Central de Atendimento EBEJI

(83) 3031-1004 ou ON-LINE

Segunda a sexta-feira, 09h às 18h.


Centro Empresarial Bolonha
Av. Governador José Malcher, nº 168, Sala 110
CEP 66040-281 - Nazaré - Belém - PA